O BIM ou Building Information Modeling, cuja tradução é Modelagem da Informação da Construção, é uma metodologia de trabalho que utiliza ferramentas que permitem integrar todas as informações dos elementos de projeto, analisando e gerenciando todo o ciclo de vida de uma construção, desde a fase de concepção até a fase de manutenção de forma colaborativa entre todos os diferentes integrantes do projeto.
Quanto a origem do BIM há várias vertentes. Alguns defendem que a empresa húngara Graphisoft criou um programa em 1982 para desenvolver projetos usando duas e três dimensões, outros dizem que a Autodesk começou a utilizar o conceito BIM em 2002 depois de comprar a empresa Revit Technology Corporation pesquisadores acreditam que foi professor Charles M. Eastman, do Georgia Tech Institute of Technology, o primeiro a difundir este conceito. Entretanto, há um consenso generalizado de que Laiserin Jerry foi quem o popularizou como um termo comum para a representação digital de processos da construção.
Atualmente diferentes empresas desenvolvedoras oferecem soluções BIM e desta forma existe uma ampla gama de opções disponíveis no mercado. Porém, com a disseminação do BIM entre profissionais da área da construção surgem soluções que são comercializadas com sendo detentoras de ferramentas BIM, mas não são, as quais poderiam ser descritas como BIM wash. Deste modo, é necessário entender o que é BIM e o que não é BIM.
Nem tudo que é 3D é BIM. Porém, toda ferramenta BIM será 3D.
Ferramentas que possibilitam a modelagem e visualização 3D não necessariamente são ferramentas BIM, pois além da geometria há a necessidade de os elementos conterem informações e parâmetros.
Ferramentas que utilizam referências 2D e simulam modelos tridimensionais
Esses tipos de softwares não permitem a extração de quantidades, não realizam atualizações e nem possibilitam a realização de simulações e análises.
Soluções 3D que não são baseadas em objetos paramétricos e inteligentes
Existem algumas soluções que são capazes de desenvolver modelos tridimensionais de edificações e instalações, mas que não utilizam objetos paramétricos e inteligentes. Embora esses modelos tenham uma aparência bastante similar aos gerados por soluções BIM, as alterações e modificações, que são comuns e previsíveis durante o processo de elaboração e evolução de projetos, não são automáticas, o que aumenta a possibilidade de erros e inconsistências.
Softwares e soluções 3D que não atuam como gestores de bancos de dados integrados
Nas soluções BIM, o modelo tridimensional de um prédio ou instalação que se pode visualizar e manusear na tela de um computador é uma das formas possíveis de se ‘enxergar’ o conjunto de dados e informações que constituem esse prédio ou essa instalação. O BIM oferece outras formas de ‘visualização’ desses mesmos dados, como listas, tabelas, planilhas, etc. Além disso, caso o usuário faça alguma alteração de informação, por exemplo, em uma tabela, ela será refletida, imediata e automaticamente, em todas as outras formas de visualização.
A alteração em uma tabela, por exemplo, da largura de um determinado tipo de porta, inserida e repetida em diversos ambientes de um modelo, provocará a alteração automática das imagens tridimensionais nos ambientes onde a porta tiver sido representada. Em outras palavras, como os softwares BIM trabalham como gestores de bancos de dados integrados, não importa o formato de visualização utilizado durante a realização de uma modificação ou revisão, pois o sistema deverá atualizar, automaticamente, todas as demais possíveis organizações ou visualizações dos dados, sejam imagens tridimensionais, tabelas, relatórios ou documentos.
Fonte: Altoqi/Mais Engenharia
Apesar dos softwares serem ferramentas importantes e necessárias para o BIM, ele é muito mais do que isso. Trata-se uma metodologia que em sua implantação demanda uma nova forma de projetar, pois a elaboração de um projeto em BIM envolve a definição de perfis BIM, usos dos modelos, informações e detalhes a serem entregues, fluxo de processos de projeto, plataformas de integração e diversos outros requisitos.
Portanto, a implementação de BIM em uma organização necessita da utilização de ferramentas que possuem a tecnologia BIM e o treinamento da equipe para a utilização destas soluções de forma adequada. Caso contrário, os projetos serão elaborados da mesma forma que o período anterior a dita implantação do BIM.
Esta é apenas uma pequena introdução sobre o que é BIM e como ele surgiu. Fique ligado nas próximas publicações que teremos mais conteúdo sobre o mundo do BIM.
Eng. Civil Edson Rodrigo Thomas
International Master BIM Manager
Zigurat Global Intitute Of Technology (Barcelona/Espanha)